A origem do nome América

A origem do nome do continente americano, está envolvida em várias contradições. Contudo, o historiador português, José Pedro Machado, é inequívoco ao apontar como origem do topónimo (nome próprio de lugar)"América" o prenome do navegador Américo Vespúcio.


Segundo Machado, o termo já aparece na obra Cosmographiae introductio, de 1507, de autoria de Martin Waldseemüller, em que, ao lado de cartas escritas por Vespúcio, consta um no qual as terras do nordeste brasileiro cuja descoberta Waldseemüller erroneamente atribuiu a Vespúcio - estão indicadas como Americi Terra vel America "Terras de Américo ou América"). A forma foi passada para o feminino por paralelismo com os outros continentes.

Curiosidade II: Embora tenha sido Cristóvão Colombo, o genuíno descobridor da América. Quando este a atingiu, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar o “Novo Mundo”.