A Princesa do Alentejo é uma localidade abençoada pela natureza. Está situada na foz do Rio Mira e em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano, com praias desertas, águas cristalinas, dunas naturais e fontes de água doce, tudo concentrado numa só vila piscatória, com uma arquitectura simples, à alentejana, às vezes corrompida por um ou outro "devaneio" de alguém que ganhava mais em estar quieto (um tal "Turco" que para lá anda! é um exemplo claro disso mesmo). E é lá que se encontram duas das melhores praias de Portugal: Malhão e Aivados!
A Vila das 3 mentiras Milfontes é cada vez mais um destino de Verão. Quem o escolhe neste período do ano pensa num local seguro, mesmo com as milhares de pessoas "adicionais", com uma grande oferta de hoteleira, com hoteís, pensões, apartamentos, bons restaurantes e espaços nocturnos, e excelentes praias.
Uma curiosidade, sabem porque é que se chama a Vila das três mentiras? não é Vila (acho que agora já é, mas antigamente não era), não é nova e não tem mil fontes.
Viagem: Para quem vive em Lisboa, está a meio caminho para o Algarve, a 196km de distância. Do Porto são 470km, só mais um bocadinho.
Vindo do centro/norte litoral, o caminho recomendável será seguir a A2 até Grândola e depois o IC4 até Sines, seguindo depois as placas para Vila Nova de Milfontes. Deixo-vos o link do Via Michelin.
Estadia: Existem várias opções, para todas as carteiras. Para familias, é recomendável alugar uma casa em Milfontes. A antecedência aqui é determinante, e como em tudo na vida, o que custa é a primeira vez, depois cria-se familiaridade com os donos e garantir a casa para as férias passa a ser parte da rotina.
Para outro tipo de hotelaria deixo aqui alguns endereços:
- Carote mas bom: Dunapark;
- Acessível: Hotel Eira da Pedra.
- Barato: Os 3 parques de campismo de Milfontes. 2 deles na vila, o Campingmilfontes e o Campiferias, e o grandioso Sitava, situado a 1.000 passos (300m a pé) da praia do Malhão.
Onde comer: Vila Nova tem uma ampla oferta a nível de restaurantes, desde as tipicas tascas aos restaurantes gourmet:
- Caro (mesmo) mas muito bom: Tasca do Celso; Porto das Barcas.
- Acessível (e óptimo): Fateixa (Peçam o arroz de tamboril, que não se arrependem)
- Barato e normal: Tasca da Vila