Antuérpia: Os diamantes são os melhores amigos de Antuérpia

Antuérpia é uma cidade que marca logo á chegada, principalmente se chegares de comboio, uma vez que é impossível ficar indiferente á beleza da estação central, recentemente considerada a quarta mais bela do mundo.


Em 1835, a Bélgica tornou-se no primeiro país da Europa continental a construir um sistema ferroviário e a estação central de Antuérpia, que foi construída entre 1895 e 1905, pela sua dimensão e luxo foge do tradicional conceito de gare ferroviária. Com efeito, é constituída por um edifício histórico de cúpula (praça Astrid) e um amplo átrio moderno (praça Kievit). O interior é ricamente decorado, com mais de 20 tipos diferentes de mármore e pedra, sendo que o salão principal e a cafetaria conseguem igualar os interiores de muitos palácios. Não há um único metro quadrado, dentro e fora da estação, que não esteja decorado e a cereja no topo do bolo, é uma galeria com mais de 30 lojas de diamantes.

A estação encontra-se no centro da cidade, ficando junto a Pelikaanstraat, um famoso bairro judeu que é conhecido mundialmente pela comercialização de diamantes. Um pouco por toda a cidade, vais encontrar lojas especializadas na comercialização de diamantes, mas em Pelikaanstraat os dois lados da rua estão repletos de lojas com os mais variados modelos de jóias e diamantes. É em Antuérpia que são comercializados 80% dos diamantes brutos e 50% dos diamantes lapidados de todo o mundo! Como podes ver, não é por acaso, que a consideradam o centro mundial do comércio de diamantes.

Antuérpia não é só mundialmente famosa pelos diamantes, também o é pelo seu porto, que é o segundo maior da Europa. Situada nas margens do rio Escalda, um dos maiores rios da Europa, a cidade desenvolveu ao longo da história uma relação de intimidade com o rio e segundo reza a lenda, o nome Antuérpia foi influenciado por este. Segundo a lenda, Druoon Antigoon, um gigante maldito que dominou desde tempos imemoriais uma curva do rio Escalda, exigia dinheiro a todos os navegantes que o pretendessem atravessar e como a “portagem” era muito elevada, o gigante acabava por cortar a mão a quem se recusasse a pagar. No entanto, Druoon Antigoon não conseguiu aterrorizar o valente soldado romano Silvius Brabo, que o derrotou numa batalha leal e o fez pagar na própria moeda, cortando-lhe a mão (hant em neerlandês) e arremessando-a (werpen) ao rio, dai o nome da cidade Hantwerpen.

A cidade tem muito para oferecer a quem a visita e devido à sua riqueza arquitectónica e ao charme das suas ruas sinuosas e estreitas, recomendo vivamente um passeio pelo centro histórico. A cidade velha guarda outro tipo de diamantes, como o Grote Markt, uma praça muito charmosa em forma de triângulo, que fica situada mesmo no coração da parte antiga. Num dos lados da praça, vais encontrar a câmara municipal, um edifício que se destaca dos demais, devido ao seu estilo renascentista.

Outro diamante, é a Catedral de Antuérpia  ou catedral de nossa senhora, uma das mais belas do mundo, que teve a construção finalizada no século XIX, apesar de esta ter sido iniciada no século XIV. Tens que subir obrigatoriamente à torre da Catedral, que com uma impressionante altura de 122 metros, te vai permitr avistar toda a cidade.

Se gostas de arte, a casa que pertenceu a Rubens, famoso pintor Belga do século XVII é outro diamante que tens que visitar. Como passou grande parte da sua vida nesta cidade, acabou por deixar um grande espólio.

Antuérpia é uma cidade encantadora, que te vai surpreender pela sua diversão nocturna. Entre os diversos bares e pubs, há um que não podes perder, o ‘T Efde Gebod (Décimo Primeiro Mandamento), um bar que fica num prédio do século XVI e tem uma decoração composta por mais de 300 imagens de santos (compradas ao longo de 30 anos) e um tecto pintado (tipo fresco), com quase 500 anos. Também vais encontrar uma zona tipo “red light district”, semelhante á que podes encontrar em Amesterdão.

Em suma, não há uma época do ano ideal para visitar Antuérpia, qualquer altura serve. Se quiseres gastar um pouco mais e trazer uma bela jóia para casa, este é um bom destino. Se não quiseres, então limita-te a aprecia os diamantes como os olhos e concentra-te na grande oferta cultural e na diversão que podes ter na “red light district”. Para ajudar à festa, não te podes esquecer que a Bélgica tem uma excelente cerveja e dos melhores chocolates do mundo. A nível de transportes, é uma cidade bem dotada, possui um bom terminal rodoviário, uma impressionante estação de comboios e aeroportos bastante próximos, como o de Bruxelas e o de Eindhoven na Holanda.

Viagem: Não há voos directos de Lisboa para Antuerpia, logo o melhor será viajar para Bruxelas e depois viajar de comboio, a viagem de avião custa cerca de 150 euros, a viagem de comboio tem um valor de 12 euros

Alojamento: A estadia num bom hostel no centro de Antuerpia ronda os 15 a 20 euros por noite, se preferires ficar num hotel, um quarto duplo num hotel 3 estrelas ronda os 50 euros noite

P.S: Se pretendes visitar Antuerpia contacta-nos que nós ajudamos-te a organizar a tua viagem, se não espera pelos próximos posts.