Istambul: uma cidade dois continentes

Istambul é, talvez, a cidade mais emblemática da Turquia e por isso bastantes vezes confundida como sendo a capital (que na realidade é Ancara). A antiga Constantinopla é uma cidade que transpira história, ou não tivesse sido a capital de dois dos Impérios mais poderosos que existiram até hoje, o Romano e o Otomano, para além disso também é notória a influencia de outra grande cultura, a grega (ainda hoje as relações entre os dois países é tensa).


Como a história tem o seu peso, Istambul tornou-se num misto de culturas e  religiões, o que lhe confere uma riqueza única e que a UNESCO reconheceu, ao declarar em 1985 as zonas históricas como Património Mundial da Humanidade. A riqueza de Istambul, acaba por ser bastante perceptível do ponte de vista arquitectónico, uma vez que alberga inúmeras mesquitas, igrejas, sinagogas, palácios, entre outros monumentos que pela sua imponência e sumptuosidade, serão sempre de visita obrigatória.

A cidade encontra-se dividida pelo rio Bósforo, rio que separa, não só a cidade, mas também dois continentes,  o Europeu e o Asiático (por pouco que este pormenor não deu o direito a que figurasse na nossa categoria de lugares mágicos). Vale a pena percorrer o famoso estuário do “Corno de Ouro”, uma vez que esta zona antiga de Istambul é perfeita para encontrar vendedores ambulantes e mercados (como a Turquia é uma país rico gastronomicamente os mercados são um “ponto de encontro” para cores e aromas). Se não tiveres alma de comerciante, não te preocupes, porque terás também a hipótese de contemplar alguns dos ex-líbris da cidade, como a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia.

Istambul está ainda ligada a Portugal por duas particularidades: tal como Lisboa, também se referem à cidade como, “cidade das sete colinas”, uma vez que a península onde se encontra tem sete colinas; a segunda são os azulejos, que neste caso é uma ligação que existe devido à influencia Mourisca na nossa cultura.

Para concluir, este é sem duvida um destino a não perder e apesar de ser a cidade mais populosa da Europa e a quinta mais populosa do mundo, é segura! Relativamente ao seu interesse cultural, acho já ficou tudo dito. Agora, abraça a aventura e descobre por ti o que é que uma cidade que une dois continentes pode oferecer, e não te esqueças de comer um belo Kebab, acredita que é bem diferente daqueles que já experimentaste.

Viagem: Ronda os 200€ (depende da altura do ano).

Estadia: 4 noites num hotel 3 estrelas custa 80 euros.

P.S: Se pretendes ir a Istambul contacta-nos nós podemos te ajudar a organizar a tua viagem.