A estátua mais alta do mundo

No Templo do Primavera está erguido uma majestosa estátua em homenagem a Buda. Com 128 metros, é a estátua mais alta do mundo e se incluirmos os 25 metros de pedestal (um trono de lótus), ficamos com uma impressionante altura total, de 153 metros.


Esta estátua é uma representação do Buda Vairochana. O nome Vairochana quer dizer "Aquele que Está Como o Sol" ou o Radiante e representa a integração da origem dos Buddhas Dhyani. A sabedoria transcendente de Vairochana revela o reino da realidade mais alta e supera o veneno da ignorância, ou ilusão. É considerado que a sabedoria dele é a origem total de todas as sabedorias dos Buddhas Dhyani.

Localização: China, mais especificamente na área protegida de Scenic Fodushan em Lushan, província de Henan. A estátua foi concluída em 2002 e sua estrutura é um emaranhado de placas de cobre fundido, que acabam por lhe conferir uma certa “leveza”, porque apesar da sua dimensão pesa apenas 1.000 toneladas. Durante 2008, foi alvo de obras de melhoria que tiveram por objectivo elevar os pedestais, fazendo com que a estátua conseguisse atingir os 208 metros de altura.