Maior árvore de Natal do mundo

A árvore de Natal é uma das tradições mais populares associadas à celebração do Natal. Esta tradição, é comum a católicos, protestantes e ortodoxos, o que faz com que todos os anos, um pouco por todo o mundo, se encontrem árvores decoradas em espaços públicos.



Como o ser humano tem propensão para o exagero, a Itália em 1991 entrou no Guinness com a “maior árvore de Natal do mundo” e mais precisamente, com a árvore de uma cidade da Úmbria chamada Gubbio.
A cidade de Gubbio fica aos pés do Monte Ingino, e os eugubini (assim se chamam os habitantes de Gubbio) fazem todos os anos uma árvore com mais de 800 metros, utilizando cerca de 15 quilómetros de cabos eléctricos, mais de 1.000 fichas e painéis solares para reduzir o consumo eléctrico. Esta árvore gigante, é desenhada com mais de 250 luzes verdes, “decorada” com mais de 300 luzes de várias cores e possui uma estrela no seu topo com 40 metros!
Na realidade, hoje em dia Gubbio divide o título pela maior árvore de Natal do mundo com San Vittore del Lazio, mas a ideia original, é e será sempre dos eugubini. É caso para dizer, que estes Romanos são loucos!
A árvore será acesa a 7 de Dezembro e nada mais nada menos, do que pelo Papa Bento XVI, que curiosamente a irá acender à distância, por intermédio de uma aplicação instalada noum iPad, que estará directamente ligado ao Centro Televisivo do Vaticano.


A árvore permanecerá acesa durante todo o período natalício e será desactivada no período da Epifania. Milhares de pessoas vão todos os anos a Gubbio durante o período de Natal, para admirar esta árvore luminosa.